terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Enigma da Esfinge

Conta a lenda dos séculos que em trecho qualquer da estrada, por onde circulavam os viajantes, surgia de repente um monstro: a Esfinge. A mesma reproduzida em pedra nas areias do deserto de Gizé.
A criatura apresentava com uma aparência assustadora: rosto de jovem, patas de leão, corpo de touro e asas de águia. Ela pousava sobre a estrada interrompendo a passagem do viajante e de sua boca saia a terrível sentença: "Decifra-me ou te devoro. " E em seguida propunha o temível enigma que ninguém conseguia decifrar e por isso ela os devorava.
Prossegue a lenda antiga dizendo que somente Édipo resolveu o enigma e por decorrência tornou-se rei de Tebas.
Qual seria o enigma proposto pela Esfinge Elemental do Egito?
Segundo Sófoles - e esta forma ficou popularmente aceita – o enigma seria este:
"Qual é o ser que anda de manhã com quatro patas, no meio do dia com duas e á tarde com três e que contrariamente a lei geral, é mais fraco quanto mais patas tenha?
Édipo teria respondido: o homem, decifrando assim o enigma, pois de manhã ele criança engatinha, ao meio dia, ele adulto, caminha sobre duas pernas e ao entardecer, ele, velho usa um terceiro apoio, a bengala, para se mover. Desta forma, o esperto Sófoles encobria a questão e ela adquiria apenas uma conotação histórica ou lendária.
Mas.....Seria este o verdadeiro enigma da velha Esfinge Elemental do Egito?
Que valor têm velhos acontecimentos históricos para nós nos dias de hoje? Por acaso, saber que Édipo arriscou a sua própria vida para resolver um enigma proposto por um monstro e que por tal motivo tornou-se rei, muda em alguma coisa o nosso viver diário?
Além de nos acrescentar cultura, que nos interessa conhecer as suas proezas? Porventura, temos algum enigma semelhante para resolver?
Pois, por incrível que pareça .....temos! O mesmo daqueles tempos remotos. A situação não mudou. Temos de resolver o enigma da esfinge individualmente, cada um por si, hoje nos dias atuais. As imagens lendárias foram construídas para legar aos pósteros um ensinamento e não adianta querer transformá-lo num dado histórico por que o fato permanece.

Compreendam....Nós somos os viajantes e a estrada é a estrada da vida. Em certo ponto, surge a Esfinge Elemental da Natureza. A natureza é composta – como nós – pelos quatro elementos simbolizados: o fogo pelas patas de leão, o ar pelas asas de águia, a água pelo rosto jovem e a terra pelo corpo de touro. E ela, a natureza fala: "Decifra-me ou te devoro.
E qual é este enigma milenar que cada um de nós tem de resolver?
A Grande Esfinge Elemental da Natureza pergunta-nos:
Quem és?
De onde vens?
Para onde vais?
Por que estás aqui?
Quem não souber responder a estas perguntas é devorado pela natureza. Tu és pó e ao pó voltarás! Isto é, morreremos! A natureza reprova o nosso estado de consciência e manda-nos de volta ao inicio da estrada da vida para outra vez sermos crianças, adultos e velhos a fim de aprender e descobrir as respostas. Se um dia chegarmos perante a Mãe Natureza, de cabeça erguida, confiantes e destemidos, com plena consciência desperta, e a Ela respondermos em voz alta e em tom claro, sem qualquer dúvida, quem somos, de onde viemos, para onde queremos ir e porque estamos aqui, Ela deixa-nos passar para fazermos aquilo que nos propomos fazer quando para aqui viemos.
**********

Desde o berço, somos educados a projetar a consciência para fora, para o mundo que nos cerca, e jamais projetamos nossa consciência para dentro, para o interior de nós mesmos. O Oriental chama essa projeção de consciência para dentro de meditação. Nós ocidentais passamos a vida absortos numa contemplação externa. Assim, sabemos muito sobre o mundo exterior, e nada sobre os mundos internos. No entanto, o estudo do ser humano pode nos levar a constatações espantosas. Temos muitos dados e informações cientificas sobre a constituição da matéria. Então, porque não estudarmos a anatomia humana á luz deste conhecimento cientifico? Estudemos a constituição do ser humano. Falemos de GNOSTICISMO ESOTÉRICO CIENTIFICO.

Este texto é a introdução de um magnífica obra O Enigma da Esfinge de Walmor Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas