domingo, 11 de julho de 2010

Gaia Como um Processo Integral

A situação humana de hoje faz aumentar a responsabilidade individual de cada buscador da sabedoria.

Multiplicam-se as evidências de que a fisiologia do planeta Terra – para usar a expressão de James Lovelock, o autor da teoria de Gaia – se acelera cada vez mais a caminho de uma forte mudança. E também de que os processos psicológicos sociais da nossa civilização são afetados e avançam passo a passo junto com a mudança ecológica.

No final de outubro e início de novembro, temporais foram manchetes de jornais no RGS e no DF. No México, um milhão de pessoas estavam atingidas por enchentes. Uma notícia no canal de televisão CNN Internacional mostrou dia 3 de novembro que dois vulcões (grandes fontes de dióxido de carbono) haviam entrado em atividade na Indonésia.

Pelo dia 20 de outubro, a BBC Brasil revelou talvez a notícia mais grave dos últimos anos: cientistas perceberam uma forte redução na capacidade dos oceanos de absorver dióxido de carbono, CO2, um elemento crítico no equilíbrio climático. Os oceanos cobrem dois terços da superficie terrestre e têm a função de manter estáveis os níveis de dióxido de carbono. Mais do que as florestas, eles são responsáveis pela regulação climática e pelo equilíbrio geológico do planeta.

O excesso de dióxido de carbono é determinante na crise ambiental. Durante o ano de 2007, Grécia e Portugal sofreram queimadas de áreas naturais de dimensões inéditas O número de focos de queimadas no Brasil foi maior que em anos anteriores. A Califórnia teve suas áreas naturais queimadas em outubro, com grande prejuízo econômico. Um após outro, furacões têm causado devastação na América Central. Enquanto isso, o consumo de petróleo continua muito alto. Outras fontes de dióxido de carbono estão na grande expansão econômica da China, quase inteiramente movida a carvão, e na euforia econômica da classe média indiana (enquanto a classe pobre continua sem ter o que comer no país de Gandhi).

Estes e outros eventos do mundo físico não são fatos isolados. A rápida queda dos níveis éticos no comportamento dos seres humanos é algo que ocorre em paralelo à crise do ambiente natural. A relação direta entre falta de ética de uma civilização e a sua decadência e crise final está demonstrado à exaustão em obras como “A Doutrina Secreta”, de H. P. Blavatsky, “Wen-tzu”, de Lao Tzu e em vários livros da Bíblia cristã. A ligação direta entre ética humana e os processos ecológicos e geológicos mostra que GAIA é um só processo, simultaneamente espiritual, humano, animal, vegetal e geológico. Estes vários níveis de realidade parecem seguir um mesmo padrão vibratório em que tudo se relaciona. Assim, os períodos de decadência apenas preparam um novo ciclo de renovação e renascimento. Os planos geológico, ecológico, vital, emocional, mental e espiritual são diversos aspectos de um mesmo e único processo indivisível.

Uma mudança já parece inevitável, como escreveu James Lovelock em seu livro “The Revenge of Gaia” (2006). Mas Lovelock não aborda a relação entre o estado de espírito humano e o ecossistema planetário. Isto fica para o ponto de vista teosófico. Os níveis de ansiedade e irresponsabilidade ética que vemos por toda parte ao nosso redor parecem aumentar a cada mês que passa, junto com as notícias de mudança geológica/ecológica. Quem ainda é capaz de dizer que não estamos vivendo uma marcada decadência ética, social e ambiental? Quem teria a coragem de dizer que a velocidade da decadência não é crescente?

Os vários tipos de maus-tratos a crianças tornam-se epidemia e são um entre muitos sintomas do comportamento auto-destrutivo de uma civilização. Tudo o que uma civilização deve fazer, para providenciar sua própria destruição, é contaminar os recursos naturais, destruir florestas, poluir as águas, promover guerras em que se mata a população indefesa, fazer do aborto uma prática frequente e destruir crianças de todas as formas possíveis. Uma grande parte da população mundial está seguindo essa receita. Outra parte da população prepara-se para uma transição que parece inevitável.

Um bom exercício para estudantes de filosofia esotérica consiste em observar com o máximo de isenção e objetividade a atual situação humana, tentando identificar sinais de PERDA DE LUCIDEZ E BOM SENSO, paralelamente à quebra dos parâmetros ambientais e climáticos. Esse exercício permite ficar de fora da tendência decadente, e engajar-se mais integralmente em projetos solidários e construtivos. Tais projetos requerem coragem para aceitar a verdade e uma firme determinação de agir construtivamente, com paciência, de modo durável, evitando ilusões e hipocrisia.

[ Leia mais sobre a crise ambiental planetária e a transição para o novo ciclo na Seção Meio Ambiente do website www.filosofiaesoterica.com .]

Capturado no site: http://bit.ly/ck11BI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas