sexta-feira, 23 de abril de 2010

Um nova camada do cérebro

Está evoluindo uma nova camada do cérebro: o metacortex

O cérebro humano é como um registro arqueológico. Diferentes camadas e áreas funcionais evoluíram através do tempo. Agora está evoluindo uma nova camada. Proponho que chamamos a chamamos de “o metacortex” (nota: Metacortex era o nome da companhia que o Neo trabalhava, do filme The Matrix)

O metacortex é a web, nossa crescente rede global de informação, pessoas, sensores e dispositivos computacionais.

A web é literalmente uma nova camada do cérebro humano que transcende qualquer cérebro individual. É um cérebro global que conecta todos nossos cérebros juntos. É inteligente. Trata-se, talvez, da maior invenção da humanidade. Coletivamente ela percebe, reaciona, interpreta, aprende, pensa e atua em formas como nós indivíduos mal podemos compreender ou premeditar, e esta atividade forma uma mente global emergente.

Paul Buchheit (criador do gmail e FriendFeed) chama isso de “cérebro social” – com ênfase nas redes sociais e as interações sociais coletivas que aparecem a cada dia . Creio que ainda que o metacortex inclua a web social, ela a transcende – seu conhecimento e cognição coletiva incluem toda a atividade que está ocorrendo na internet.

O metacortex tenderá a uma estrutura e processo do neocortex? Que podemos aprender com o neocortex a partir do metacortex e vice-e-versa? Quais as áreas funcionais ou lóbulos do metacortex?

--------------------------------------------------------------------
original english text here . en español aquí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas