terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Símbolo Perdido e a Maçonaria


Assim que foi posto à venda e lido o novo livro de Dan Brown começaram a aparecer na Internet comentários sobre o Símbolo Perdido. Surpreendente foi a reação oficial da Maçonaria americana. A Convenção maçônica do sul dos EEUU estava programada para realizar-se no dia 6.10.09 e a direção decidou convidar Dan Brown para falar aos convencionais. Ele, não podendo comparecer, enviou-lhes a seguinte carta (tradução Roberto Schukste):



"6 de outubro de 2009.

Senhores participantes da Jurisdição Sulina,

É grande honra para mim ser convidado a saudá-los por meio desta carta.

Esperava poder estar convosco esta noite. Porém o lançamento do meu romance O Símbolo Perdido obrigou-me a estar longe de Washington.

Nas últimas semanas, como podeis imaginar, tenho sido perguntado muitas vezes sobre o que me tem atraído aos maçons para fazer deles ponto central do meu novo livro. Minha resposta é sempre a mesma; 'Em um mundo onde os homens brigam a respeito de qual definição de Deus é a mais exata, não encontro palavras para expressar adequadamente o profundo respeito que sinto por uma organização em qual homens de credos diferentes são capazes de "repartir o pão" juntos, em laços de fraternidade, amizade e camaradagem."

Por favor, aceitai meus humildes agradecimentos pelo nobre exemplo que estabeleceis para a Humanidade. É meu sincero desejo que a comunidade maçônica entenda o Símbolo Perdido como o que na realidade é: uma tentativa honesta de explorar reverentemente a história e a beleza da Filosofia maçônica.

Sinceramente 

Dan Brown"


Abaixo o original da carta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas