quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Energia eólica


Novo estudo estima que o potencial da energia eólica pode atender à demanda global de eletricidade
[Por Henrique Cortez, do EcoDebate]
A energia eólica pode ser capaz de fornecer praticamente todas as necessidades, atuais e futuras, de eletricidade dos EUA e, potencialmente, do mundo. É a conclusão de um novo estudo [Global potential for wind-generated electricity], publicado na edição da PNAS, de 22/06/2009.
Pesquisadores da Harvard University e do VTT Technical Research Centre of Finland, estimaram que uma rede global de turbinas de 2,5 megawatts poderia fornecer todas as necessidades mundiais de eletricidade.
Um modelo que seccionou o globo, em áreas de aproximadamente 3.300 quilômetros quadrados, permitiu que os autores obtivessem a velocidade do vento a cada seis horas, considerando as áreas não-urbanas, não-florestais, não cobertas de gelo.
Em sua análise, as turbinas eólicas offshore foram limitadas a 50 milhas náuticas da costa e em lâminas d’água com menos de 200 metros.
Os investigadores determinaram o potencial de eletricidade produzida por uma turbina eólica 2,5 megawatts, baseado na velocidade do vento, densidade do ar, o espaçamento das turbinas e da dimensão das suas pás. Se as turbinas eólicas pudessem operar em um mínimo de 20% de sua capacidade, os autores sugerem que a apenas a energia eólica produzida em terra firme nos Estados Unidos poderia fornecer 16 vezes mais eletricidade do que a demanda efetiva atual.
O mesmo modelo de cálculo permite demonstrar que a demanda global também seria atendida com grande folga, estimando que a energia eólica poderia ser 40 vezes maior do que a atual demanda global de eletricidade.
No caso brasileiro, outros estudos indicam um potencial de 143 mil MW, sem considerar qualquer produção offshore. Não é difícil perceber ou calcular que, de fato, o potencial eólico é maior do que o hidrelétrico, com custos de instalação, endividamento e prazo operacional muito menores.
O novo estudo [Global potential for wind-generated electricity], cuja leitura recomendamos, é extremamente importante, não apenas por trazer novas informações sobre o potencial da energia eólica, mas por demonstrar claramente que as críticas são cientificamente inconsistentes.
O artigo “Global potential for wind generated electricity,” de Xi Lu, Michael McElroy, and Juha Kiviluoma (Published online before print June 22, 2009, doi: 10.1073/pnas.0904101106) é um estudo Open Access e está disponível para acesso integral no formato PDF.
Original no:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas