segunda-feira, 6 de julho de 2009

Câncer: A doença recidiva



No dia 27/06/2009 publiquei um artigo com o título "Câncer: A doença" de autoria de Cláudia Botí, a própria doente. Hoje apresento outro artigo seu, uma continuidade do anterior...
Nos períodos em que estive com o câncer e que este estava sendo tratado através de Radioterapia na primeira vez e Quimioterapia na segunda vez, não pensei muito na doença. Só agora, após passar pelas fases de tratamento, é que estou tomando par da situação.
O médico fala da cura mas eu tenho que fazer exame de controle de 4 em 4 meses para verificação. Então, o que seria a cura já que paira sobre mim a cada exame o medo do retorno?
Na verdade então o que existe? Se é a cura até que o câncer retorne não aparecendo mais nos exames, isso é muito vago.
Tento comportar-me diante dessa situação da melhor maneira possível, principalmente com o apoio terapêutico.
Não vivemos em um país onde possamos ter tranqüilidade para cuidar de uma doença como esta, principalmente quando somos de classe assalariada, de nível baixo e temos que ficar pelo INSS até não sei quando; até mesmo porque se sair desta condição em que tenho uma empresa ligada a mim, eu perderei o mínimo que um ser humano neste país necessita para cuidar de um câncer de maneira decente.
O que falo do perder: Assistência médica, salário digno, apoio no pagamento de terapia ... Caso eu saia desta condição não terei nada. Sei que existem hospitais públicos (já passei por eles), pago para tê-los, mas é muito difícil.
O que sinto hoje é medo de um retorno de uma doença: medo de sair do INSS e, caso retorne para a empresa na qual trabalhava, medo de ser demitida; medo de aposentar-me, caso isso seja possível, e acabar perdendo toda a condição que tenho ligada a uma empresa. Em suma, o que sinto muito forte é MEDO.
Uma Assistência médica não aceita pessoas com doenças preexistentes, outra empresa não empregaria uma pessoa com meu perfil. Sinto-me perdida para erguer a cabeça e sobreviver com todas as preocupações que tenho.
O que podem dizer-me? Que não sou a única nesta situação? Eu só posso dizer que estou lutando por mim e, quem sabe, por outras pessoas.

2 comentários:

  1. Existe a Terapia Kovacsik, cura cancer. Eu fui curada e estou divulgando.Acesse o site AEMK.

    ResponderExcluir
  2. Existe a Terapia Kovacsik, cura cancer. Eu fui curada e estou divulgando.Acesse o site AEMK.

    ResponderExcluir

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas