quinta-feira, 18 de junho de 2009

Palavras mudam o mundo


PALAVRAS MUDAM O MUNDO: APRENDA A DIZER A SUA PALAVRA
Rosali K’Sun*
O pensamento e a educação, entendida sob o ponto de vista holístico (holos, o todo) já vem sendo introduzida na humanidade há muito tempo, praticamente desde os primeiros questionadores e anárquicos da ordem e dos costumes. A evolução acontece numa falha de sistema, uma pequena ruptura já é o suficiente para a entrada de um novo conteúdo.Os pioneiros, quando atuantes, sempre andam no fio da navalha: é um delicado equilíbrio entre a vida e a morte, ou seja, estar entre dois mundos: o velho e o novo. Isto equivale a um malabarismo quase circense > com a diferença de que o suor de um é recompensado com aplausos/glamour e do outro com fogueira/guilhotina/exílio. Mas não há como calar um pioneiro... “se me prendem vivo, eu escapa morto” é o grito de ordem latente no cérebro de uma pessoa de vanguarda, convicta de seu papel na história da humanidade local, regional ou mundial.
Aprender a Dizer a sua Palavra é uma frase de efeito, mas também é a introdução ao prefácio assinado pelo Professor Ernani Maria Fiori (ilustre professor de filosofia da UFRGS, falecido em 1986) constando no livro de Paulo Freire “Pedagogia do Oprimido”, ano de 1967.
Numa abordagem panorâmica do texto, o Professor fala que aprender a dizer nossa palavra passa pelo ato de nos autoconfigurar responsavelmente e, em seqüência, diz que a verdade do opressor reside na consciência do oprimido. Passados quarenta e dois anos e o texto ainda é atualíssimo! Há preciosidades de entendimento sobre nossas atuações cotidianas, tais como:“A prática da liberdade só encontrará adequada expressão numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria destinação histórica.” E ressaltamos também este outro trecho: “Talvez seja este o sentido mais exato da alfabetização: aprender a escrever sua vida, como autor e como testemunha de sua história, isto é, biografar-se, existenciar-se, historicizar-se.” Agradável sintonia e sincronicidade, talvez as teias da vida, (conforme Fritjof Capra) que nos levam a acreditar que as PALAVRAS CURAM!!!
Palavras mudam o Mundo! É sabido que na fala humana estão marcadas as vibrações dos pensamentos, sentimentos e emoções as quais foram formatadas pelo vento interno do SER – o Sopro. A cultura tupy guarani diz que uma palavra é como uma flecha viva que, uma vez pronunciada, procura realizar sua essência. Um conjunto de palavras emitidas através de um conceito, uma notícia, um discurso, uma palestra, etc. deixam a atmosfera impregnada da essência daquilo que foi dito. E as mesmas são de responsabilidade de quem as profere...
Aprendendo a dizer a nossa palavra com intenções claras e objetivas, calcadas em intenções de um cuidado amoroso, compassivo e produtivo, ajudamos a formatar a Alma do Mundo (o que é mais sutil, metafísico, para nós). Isto é o que entendemos ser a síntese do alerta do Professor Ernani M. Fiori e de tantos outros filósofos contemporâneos ou ancestrais. Na prática diária, ao exercitarmos o poder das palavras com sabedoria e consciência ajudamos a criar os ambientes e o mundo que queremos. A verbalização, ou seja - o verbo em ação – é o fator determinante do nosso mundo atual, pessoal e global.
PALAVRAS QUE CURAM, faça desta prática a sua doação ao mundo! Namastê
* Rosali K’Sun, pós graduada em Ecologia Humana, educanda no Colégio Internacional dos Terapeutas, na modalidade de terapeuta ambiental.
Rosali Kellermann Sunfone: (51) 8422-7079
reposição energética e orientações funcionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas