quarta-feira, 20 de maio de 2009

A aposta da neurociência

A Aposta da Neurociência: Perspectivas Futuras
Problemas conceituais e metodológicos são facilmente encontrados dentro das teorias psicológicas. Textos e trabalhos teóricos de muitos filósofos da mente tentam resolver este problema ao buscarem uma definição do conceito de mente e a dissolução do problema mente-corpo. A Filosofia da Mente , de modo específico, preocupa-se com esta análise conceitual de teorias por meio de uma investigação científica.
___________________________________________________
O surgimento da Filosofia da Mente teve marco inicial no final da década de 40 e início da década de 50 com a publicação de trabalhos científicos do filósofo da mente Gilbert Ryle. Na tentativa de solucionar estes problemas linguísticos como “mente”, “subjetividade”, “inteligência” é que outros teóricos como, por exemplo, Dennett, Searle, Davidson, Nagel e os Churchlands, começaram a desenvolver seus trabalhos daí decorrentes.
As discussões e as tentativas em desfazer a idéia de termos mentalistas surgidas no escopo desta área do conhecimento geraram alguns posicionamentos. Dentre eles, a postura monista ou materialismo, como muitos preferem chamar, tem sido a opção mais acertada, uma vez que a sustentação de seus argumentos filosófico-científicos é demonstrada pela refutação de adeptos de posições dualistas e agnósticas.
Aparentemente, a posição monista não estaria enfrentando maiores problemas no que se refere as suas observações de métodos experimentais confiáveis. Tampouco, preocupa-se com o que chamamos de problema da causação mental – que afirma que estados mentais causam alguma reação física no cérebro, como acreditam os dualistas.

Pensando na Vaca Amarela
_________________________________________
Os monistas, entretanto, defendem que sua teoria conseguiria resolver todos os problemas encontrados pela Filosofia da Mente, inclusive os conceituais, já que “ao produzir ciência não podemos separar qualquer feito científico dos termos e conceitos utilizados para explicá-la”. (João de Fernandes Teixeira)
Sendo assim, o fazer científico deve se pautar em comprovações empíricas cujos resultados não comprometam a linguagem que se utiliza para argumentá-la. Ou seja, não bastam haver investigações científicas sem que para isso haja uma análise conceitual do seu objeto de estudo.
Nesta mesma linha de pensamento as posições materialistas têm em comum a idéia de que não é possível fazer uma divisão entre mente e cérebro. O defensores do materialismo eliminativo, reducionista ou das teorias da identidade, por exemplo, acreditam que a neurociência poderá em um futuro não muito distante comprovar seus postulados: encontrar todos os correlatos neurais para os estados mentais.
Teríamos a certeza de quais regiões cerebrais estariam envolvidas quando se quer pensar em uma vaca amarela, como também, olhando para o cérebro afirmar que se estava, de fato, pensando em tal conteúdo!
A neurociência, portanto, é a aquela que promete enterrar todas as dúvidas geradas pela ciência filosófica. Com o advento de técnicas de neuroimagem será possível pôr em xeque qualquer dúvida gerada pela linguagem psicológica, ou para alguns a folk psychology. Se todo comportamento possui uma base biológica todas as nossas sensações subjetivas poderão ser traduzidas em estados físicos ou cerebrais. Eis a aposta da neurociência!
Texto de Luciane Simonetti e Thiago Strahler Rivero
Edição de Rafaela Sandrini
Original em:
http://filosofiadamenteecognicao.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas