domingo, 26 de abril de 2009

A Maçonaria



O texto acima é o que está na contra-capa do livro ao lado Maçonaria de Wagner Veneziani Costa, Editora Madras, 2006.
Uma boa abordagem sobre um tema extremamente interessante de uma ordem que utilizando um nome moderno - Maçonaria -, na verdade é mais antiga que as próprias religiões.
Uma verdadeira escola iniciática que abriga muitos iluminados os quais ajudam a construir uma civilização mais evoluída nos verdadeiros valores da existência.
Outrora conhecida como "Os Essênios", dentre outros nomes que utilizou, a Maçonaria carrega seus segredos através do simbolismo.
Monica Buonfiglio escreve que: "os essênios eram humildes, viviam em aldeias, e todos compartilhavam igualmente as moradias. Não gostavam de violência e procuravam viver em paz com todos. Reprovavam a escravidão e a guerra, repudiando qualquer tipo de armas, como lanças, espadas, flechas e escudos usados naquela época.
É surpreendente que os essênios sejam tão pouco conhecidos, já que o maior homem da História, Jesus Cristo, era também um essênio. Jesus, em hebraico, significa médico ou auxílio de Deus.
Costumavam filosofar a respeito de todas as coisas, sempre usando símbolos. Acreditavam na imortalidade da alma, mas ao contrário dos fariseus não acreditavam na ressurreição do corpo. Faziam parte de uma sociedade eremítica, conhecedora das propriedades dos minerais e ervas, que usavam na cura das enfermidades. Por ser uma seita tão especial, levava-se três anos para conseguir nela ser admitido. Possuíam uma vida contemplativa e perfeita. Eram tratados como "irmãos".Uma ramificação dos essênios chamada-se de "nazarita". Alguns acreditam que "Jesus, o Nazareno", ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, não indicaria apenas que Ele tenha nascido na cidade de Nazaré. Seu significado real é "o filho de Deus que tinha o controle da respiração nasal". Até hoje podemos encontrar, em Israel, vestígios da cultura essênia. Para os estudiosos esotéricos, Jesus, um essênio, é a mais pura expressão do amor. O movimento no sentido horário responde como sim. O movimento no sentido anti-horário responde como não. A mensagem dos essênios resume-se a: "Amar ao próximo como a si mesmo, como uma virtude, que deve ser conseguida com todo nosso esforço".
Carlos Roberto Sabbi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas