terça-feira, 21 de outubro de 2008

O psiquiatra, o psicólogo, o terapeuta e você

O psiquiatra é um médico que, após ter concluído sua formação médica, opta por estudar os transtornos mentais e por isso pode receitar medicamentos.
O psicólogo está voltadopara trabalhar os aspectos emocionais.

O terapeuta é um psicólogo com formação fundamentada na análise do comportamento.

Você é a combinação dos três.
Como a mente e seus diagnósticos são difíceis de lidar, na maioria das vezes, os psiquiatras receitam remédios a seus pacientes, porque esses remédios psíquicos são para casos individuais; o que serve para um paciente não se adapta ao outro, mesmo possuindo os mesmo sintomas. O psiquiatra até pouco tempo era totalmente materialista. A psicanálise foi desenvolvida por Sigmund Freud: um tratamento à base de medicamentos (drogas).
Com a evolução os psiquiatras resolveram se aprimorar também na área da psicologia.
Em termos genéricos, um psicólogo possui uma combinação única de métodos científicos em conjunto com competência e experiência de trabalho com pessoas que apresentam problemas na vida real. Os psicólogos estudam a ciência do comportamento humano e aplicam esse conhecimento no seu contexto profissional. Os contextos de trabalho dos psicólogos são bastante diversificados. Os psicólogos também avançaram em seus métodos ficando cada vez mais espiritualistas e tratando seus clientes com medicina alternativa, incluindo a meditação e os relaxamentos da mente e do corpo.
O terapeuta possibilita ao seu cliente, de maneira didática, a discriminação dos seus comportamentos, de distúrbios que lhe causam sofrimento e lhe trazem prejuízo à saúde. Com base na teoria da aprendizagem desenvolve formas mais adaptáveis e positivas. A Terapia Comportamental faz uso de algumas técnicas, mas antes e acima de tudo, faz uma análise funcional junto com o cliente, ou seja, como, quando e onde tais comportamentos ocorrem e que função têm esses comportamentos. O terapeuta tem competência para atuar como clínico, tratando transtornos de ansiedade, pânicos, fobias, transtornos do afeto, depressão e transtornos de personalidade.
Por usar das mudanças interiores dos pacientes, o terapeuta tende a ficar mais perto do cliente e com isso cria um ambiente mais íntimo e amigável entre os dois. O terapeuta ocupacional trabalha com a pessoa em atividade. O uso da atividade terapêutica e do estabelecimento da intervenção focalizando como está a vida desse paciente é o que irá diferenciar a profissão de todas as outras práticas. A intervenção do profissional se diferenciará de acordo com o modelo teórico assumido. Esse modelo irá se imprimir tanto no planejamento e execução do seu plano terapêutico como na sua visão do ser e sua saúde, assim como seu bem estar em todos os níveis da vida. Hoje os terapeutas são bem mais espiritualizados, mais místicos e com isso tratam seus clientes com medicina alternativa dando ênfase ao trabalho com regressão que vem dando ótimos resultados.
Você usa a psicanálise, a psicologia e a terapia para eliminar os problemas que a vida coloca em seu caminho. Mas o ideal mesmo é procurar um profissional que o ajude na retomada da fé, da auto-estima, do amor próprio e, naturalmente, pelo próximo. Mas cabe a você decidir quem deve procurar. Em momentos difíceis faz-se necessária uma ajuda e, nesse caso, entram as religiões, os métodos alternativos e os espíritas que contribuem em muito para a sua cura interior, despertando a caridade nos corações que proporciona verdadeiros milagres.
Porém, não é demais lembrar que você tem todo tipo de cura dentro de você e o que procura de verdade é apenas um condutor que trará de volta seu equilíbrio e, naturalmente, a fé e a certeza de que você possui a magia de transformar sua vida para melhor.

BNN
por Bernardino Nilton Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas